sábado, 29 de março de 2008

So.... London! (Easter 2008)

Esta Páscoa eu e o Daniel decidimos pegar nas mochilas e ir correr Londres. Apesar de estar a viver em Paris, que é também uma cidade fantástica, Londres guarda um cantinho muito especial aqui dentro; posso mesmo dizer que é das minhas cidades favoritas em todo o mundo e que aqui (lá) me sinto muito, muito bem! Vou descrevendo o nosso passeio ao longo de cada montagem que fiz.

Saimos de Paris pela Gare du Nord em direcção à Gare de St.Pancras, passando pelo Canal da Mancha. Chegados a Londres fomos logo à Leicester Square para tentar comprar bilhetes para um musical. Tinhamos em mente o "Wicked", mas também o "Rei Leão", "Os Miseráveis", o "Joseph and the Amazing Technicolor DreamCoat"... na altura não conseguimos nada e desistimos da ideia. Descemos pela Trafalgar Square, vimos ao longe o London Eye (aquela roda enorme!...) e depois fomos até ao Big Ben e à Abadia de Westminster. Estava tanto frio que começámos a andar sem direcção certa mas em busca de um metro... foi então que demos com o Teatro Vitória, onde estava o Wicked, na mais improvável das coincidências!!!! Milagre dos milagres eram nada mais nada menos do quê 19:15, exactamente 15minutos antes do espectáculo começar. Surgiram 4 lugares vazios de 60 libras, conseguimos dois deles por 30 que era o que podiamos pagar e entrámos praticamente a correr!
Aqui fica um trailer que vos pode dar uma óptima ideia do melhor musical dos últimos tempos. Óptimas vozes (Kerry Ellis e Dianne Pilkington), excelente guarda roupa, músicas fantásticas, argumento 5 estrelas.









Nos dias seguintes tentámos aproveitar ao máximo não só em termos de museus como também de espaços ao ar livre, embora o frio tenha tornado essa tarefa bastante penosa! Estávamos num hostel em Hammersmith, numa daquelas camaratas com 8 pessoas para sair mais barato (isto Londres é mesmo outro nível!) e todas as manhãs saimos pelas 9:30. No Sábado vimos o Museu de História Natural e o da Ciência, passeámos pelo Hyde Park, fomos até à Tower of London e à London Bridge...

Aqui estão alguns dos bem conhecidos simbolos de Londres. As célebres cabines telefónicas vermelhinhas, a guarda real, os autocarros de dois andares, o policia com o chapéu redondo, o "Underground".. Em cima estou eu a apanhar um "bocado" de neve mesmo à porta do nosso hostel. Deve ter nevado umas 4 ou 5 vezes. Foi óptimo!

Londres (West End) é, tal como a zona da Broadway, mundialmente conhecida pelas grandes produções musicais que surgem todos os anos. A meu ver, assistir a uma peça destas é motivo mais do que suficiente para visitar a cidade. A oferta é enorme e a qualidade é garantida! Há 10 anos atrás vi o Fantasma da Ópera com os meus pais. Gostei tanto que ainda hoje estudo a ouvir o CD que comprei nesse dia! Aproveitei a minha estadia para fotografar todos os musicais que encontrava pelas ruas. E como podem ver não são mesmo poucos (na verdade nem sequer pude meter todos na montagem). Parecia uma tolinha a tentar juntar todos os cromos de uma caderneta da Panini! Da esquerda para a direita, de cima para baixo: The Lion King, Hairspray, Dirty Dancing, Chicago, Mamma Mia (dedicado aos Abba), The Sound of Music, Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat, Les Miserables (dos mais antigos), Spamlot (dos Monty Phyton), The Phantom of the Opera (em cena há 20 anos pelo menos), The Lord of the Rings, Cabaret, Avenue Q (Rua Sésamo), Jersey Boys, We will rock you (dedicado aos Queen) e.. Wicked!

Passeámos pelas ruas do Soho, uma zona engraçada, dinâmica e muito diferente do habitual. Fomos também ao National Portrait Gallery (a pedido de muitas familias! lol) que contém toda a história da familia real inglesa, desde os primórdios, em retratos. Voltámos a Buckingham Palace e passeámos pelos jardins de St.James. Matei saudades de Convent Garden, o velho mercado tipico de Londres(!) onde há artesanato e lojas comuns, comediantes e uma pequena orquestra que estava a tocar uma das minhas músicas favoritas, o Canon, de Pachelbel! Visitámos o Tate Modern, o museu de arte contemporânea do outro lado do Thames - bastante duvidoso para os nossos gostos! - e seguimos pelo Shakespear's Globe até um recanto muito giro, o Neal's Yard.



Muito fica por contar... voltámos Segunda à noite mais do que satisfeitos por um fim-de-semana fantástico passado fora de Paris!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pot de Despedida



Amanhã termina o meu 2º estágio; desta vez, como já sabem, de Medicina Interna. No geral acho que posso dizer que gostei bastante; os meus colegas, os internos e até mesmo o chefe eram muito simpáticos e nem uma vez me senti discriminada como chegou a acontecer na Ginecologia. Aprendi imenso e poderia sem duvida ter aprendido muito mais, não houvessem todos os factores extra que condicionam um aluno Erasmus. Acima de tudo, a Medicina Interna prima pela variedade de situações que nos podem surgir à frente, desde patologias do aparelho digestivo, passando por cardio-respiratórias e até algumas do tipo psiquiátrico, comportamentos aditivos, dermatologia, etc... De certeza que será uma especialidade a considerar quando chegarem os tempos do grande Harrison!


Foto 1) - o corredor onde estive todas as manhãs entre as 9:30 e as 13:30. Há 6 quartos à direita, cada um com duas camas. Por aqui movem-se médicos e "aprendizes", enfermeiras, "aide soignante(s)", psiquiatras e até pessoal da segurança social.

Foto 2) - em primeiro plano encontra-se o Prof.Alain Boissonnas, autoridade máxima do serviço (ou não tivesse este o seu nome!) e excelente médico. Se calhar até um pouco parecido ao House se considerarmos a forma como por vezes fala com os doentes, mas sempre competente. Atrás dele, a Elise estava no estágio de Doenças Infecciosas e Tropicais, do outro lado do nosso andar. É finalista.

Foto 3) - os meus companheiros de estágio. Em cima a Audrey (a quem agradeço mil vezes toda a ajuda e apoio e que será a melhor médica que até agora conheci; não há palavras que cheguem para a descrever), a Claire (com o cabelo mais bonito que conheço - pena não dar para ver na foto! - e também excelente aluna) e o Maxime (também simpático e empenhado, será outro bom médico). Em baixo à esquerda está a nossa interna, a Caroline Cortial. Bem novinha hein?? Sempre dedicada e eficaz.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Eh pah Eh pah!



Hoje fiz uma "prise de sang"! Aproveitei que o doente estava todo morfinizado para pedir para experimentar. E até me safei muito bem lol
Bravo para mim!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Petit Quiz

1) Qual o rendimento de uma conversa / interrogatorio clinico entre uma estudante de medicina portuguesa com algumas dificuldades de expressao e um idoso da argélia quase surdo e que quase nao fala frances?

Hipoteses:
a) 0%
b) 2%
c) 15 %
d) 40%
e) 50% ou mais

Resposta - 2%. A conversa é totalmente impossivel e o facto de ser quase surdo até se torna cómica porque me obriga a gritar-lhe as perguntas em "fracês-tuguês". Fora das 4 paredes daquele quarto deve ser um fartote de rir por parte dos outros médicos e enfermeiros.
A única coisa que consegui saber foi que tinha 8 filhos, 4 rapazes e 4 raparigas.

2) Qual o rendimento de uma conversa entre uma estudante de medicina portuguesa com algumas dificuldades de expressao e uma idosa que enrola a lingua e tem uma psicose alucinatoria cronica?

Hipoteses:
a) 0%
b) 2%
c) 20 %
d) 40%
e) 50% ou mais

Resposta - 20% - correspondem aos olás e aos adeus e a pequenas palavras ou frases que vou apanhando nos entretantos.. mas sempre é mais do que com o argelino! Entretanto hoje apanhei a Sra Marie Elyse Marie (sim, Marie Elyse Marie) a dormir com uns 4cm de lingua fora da boca e com o seu carrapito no tipo da cabeça... muito engraçado!

Façam as vossas apostas!!!

(respostas ao final do dia)

sábado, 15 de março de 2008

Salon du livre

Algumas pérolas do Salão do Livro, que está na Porte de Versailles de 14 a 19 de Março e é gratuito para os menores de 26 anos:

Soirée da Nova Caledónia

Ontem as gentes da Nova Caledónia presentearam-nos com música e comida típicas, numa soirée que começou no foyer pelas 20h. A "festa" abriu com um pequeno discurso de um dos elementos mais velhos desta comunidade, seguindo-se uma dança - ritual tipica dos elementos do sexo masculino. Depois pudemos conhecer um pouco da história e geografia deste país, ao que se seguiu nova demonstração de dança, desta vez pelas mulheres. Para terminar em beleza provámos alguns dos sabores exóticos que estavam distribuidos pelas mesas e que, tenho a certeza que falo por muitos, nos deixaram bem agradados!




Como o António estava encarregue do jantar de ontem subimos por volta das 22h ao 2º andar, onde a animação continuava e desta vez a cargo do Sandro, que como sempre não larga o seu pandeiro da mão e nós dá chorinhos, samba e forró!




Com tanta diversidade cultural, "não há (de certeza) uma casa como esta"!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Farta dos franceses e das suas burocracias!

tou farta destes gajos, farta farta farta! Porque é que são tão complicados? Hoje ao analisar bem o meu extracto da conta vi que andava a pagar 43 euros pelo Imagine R, e achei bastante estranho porque tinha quase a certeza que 2 zonas eram muito mais baratas do que este valor. Fui ver o meu contrato aqui na internet e verifiquei que embora tenha mudado de 3 para 2 zonas em Dezembro estes fpd** ainda me andam a cobrar as 3 zonas!!!!!!!!! Ou seja, pelo 2º mês consequtivo paguei cerca de 13 euros a mais do que devia!!!!!!!!!!!!!! e 2 x +/-13 = 26 euros pelo menos!!!!
Telefonei para lá (a pagar..) porque mais uma vez a porcaria do site deles não estava a funcionar em condições e uma secretária lá me explicou que depois de se mudar as zonas na internet é preciso ir a uma estação qualquer da RTAP (é tipo a CP.) fazer as alterações no local. Que gente burra e complicada!!! E os portugueses ainda se queixam do nosso país...

quinta-feira, 13 de março de 2008

meter a pata na poça

Hoje, no regresso do estágio no hospital, só me apeteceu meter-me num buraco e não sair de lá tão cedo, tal foi a vergonha por que passei!
Sentei-me no tram (espécie de eléctrico) e à minha frente vinham 2 senhores a conversar em inglês. Um deles explicava ao outro que o espaço digamos, para a direita do tram era Paris e que o espaço para a direita já não era. Convencidissima de que se tratavam de turistas apressei-me logo a corrigi-los, dizendo que na verdade o espaço indicado ainda fazia parte da cidade e que Paris só acabava na "fronteira" com a Boulevard Peripherique. O senhor que estava a explicar disse-me então que era verdade, mas que para alguém que não conhece a cidade isso era um pormenor pouco importante. De seguida, acrescentou que eu não devia ter reparado no seu sotaque francês!! Já envergonhada, lá disse que não, não tinha reparado e que na verdade eu também não era francesa, como que a querer arranjar alguma simpatia no meio da situação. Eis senão quando ele me pergunta de que nacionalidade era, ao que respondo "Italiana!", para não denegrir ainda mais a imagem que tinha passado. Posso dizer que foi a pior coisa que fiz, pois logo de seguida ele me diz qualquer coisa em italiano que eu, claro, não compreendi, tendo ficado a olhar para ele com ar de parva e a tentar fazer-me de despercebida... mas ele repetiu e eu lá tive de admitir que estava a brincar com ele e que era portuguesa!! E então, com uma facada final a antever um desfecho cruel (lol) ele disse-me num português arranhado: "eu português não falo. Falo francês, japonês, italiano, inglês, um pouco de espanhol. Mas português não falo." E continuou a falar para o seu colega em inglês. E eu sai o mais depressa possível (graças a deus eram só 2 paragens) e com a vontade de me enfiar num buraco.

P.S - Deixem-me só acrescentar que eu não tenho nada contra os italianos!! Simplesmente tento evitar (lol na medida do possível pelos vistos) que os portugueses fiquem mal vistos!

sábado, 8 de março de 2008

retratos das últimas 2 - 3 semanas

1º torneio Ivanildo Gomes





Bélgica - Brugges e Bruxelas





O "2º. 1º aniversário".. ou whatever we want to call it!



Meeting the good old friends!




O regresso a Paris - vejam só quem está de volta!




O meu "novo" quarto, nº 217