segunda-feira, 1 de outubro de 2007

voltas e voltas...



Para um fim de semana que não começou de forma fácil, o melhor foi ocupá-lo ao máximo com tudo o que Paris tem de melhor para oferecer.

Sábado de manhã fui bem cedinho até às Catacumbas de Paris, conhecidas pelos milhares (talvez milhões) de esqueletos que "colecciona" e que se encontram bem arrumadinhos uns em cima dos outros por mais de 30m de espessura entre túneis e a 20m de profundidade, alguns a datarem do século XIII e XIV. São esqueletos provenientes dos cemitérios locais, como Montmartre e Père Lachaise, que após tratamento com diversos produtos incluindo vinagre são então dispostos uns sobre os outros, nomeadamente o crânio e o fémur (não sei onde anda o resto). Quem se passeia por Paris não faz mesmo ideia de onde está a pôr os pés...

Regressando a casa foi voltar a sair, desta vez em direcção aos fabulosos Jardins de Luxemburgo (que mais uma vez se encontravam cheios de parisienses na "bonne vie"), onde se encontra o Museu com a exposição do italiano Arcimboldo. É uma exposição curiosa que valeu bem o tempo de espera uma vez que ele tem retratos recorrendo somente a peças de fruta, legumes, peixes ou árvores.

Domingo, dia de sol, continuou-se com mais passeio.... pela tarde fomos de transportes até à Torre Eiffel (embora não a tenhamos subido), seguimos a pé pela margem do Sena até ao Tunel D'Alma e ai apanhámos novamente a complexa rede de metro para chegar até Montmartre e subir até ao Sacré Coeur que vale muito, mas muito a pena. É uma igreja lindissima, tanto por fora quanto por dentro, e com uma vista espectacular por toda a cidade. No interior assistimos um pouco à missa que se celebrou pelas 18h e cá fora dezenas de pessoas sentadas na escadaria e ao pôr do sol ouviam os grupos amadores que tocavam músicas como o wonderwall, fast car, tonight dos smashing pumpkins ou she will be loved dos maroon 5, entre outras. Absolutamente encantador e um local a voltar sem sombra de duvidas.

c'est tout...

Sem comentários: