domingo, 7 de outubro de 2007

Le weekend: cultura e banhada!

Enfim enfim o bendito fim de semana, nada melhor que dormir a manhã toda de sábado até as 14h... é que já não dormia até estas horas há umas 3 semanas e tenho estado mesmo exausta... Mas fim de semana é mesmo para mexer e este sábado foi sábado de Nuit Blanche (ou Noite em Branco), em que a cidade não se deita estando os transportes, restaurantes e museus abertos toda a noite.
Começámos a nossa ronda no Jardim das Tulherias, mesmo em frente ao Louvre, onde milhares de vasos ardiam na noite fornecendo a Paris um ambiente verdadeiramente fantástico, completado pela Torre Eiffel iluminada ao longe, a roda gigante ao fundo do jardim e as centenas de pessoas que passeavam. Após muitos "ooohhhh" e "aaahhhh" de deslumbramento seguimos para o Hotêl de Ville ao encontro do Zé Maria e da Sofia. Nesta praça tinha acabado há pouco a transmissão do jogo de rugby em que a França ganhou à Nova Zelândia e portanto estava tudo uma loucura (e uma sujeira também!). Do Hotêl de Ville fomos para o centro Pompidou para um bocadinho de convivio ao ar livre e dai começámos a correr os locais da linha 14, passando pelo Marais (para comer um crepe - not me), seguindo pelo Sena em direcção a Notre Dame mas voltando para trás para a Bastilla (onde a fome apertava e eu comi um crepe mas chinês). Às 3 (ou seriam 4?) da manhã convenci-me finalmente que a Nuit Blanche era uma grande banhada pois à excepção do Jardim das Tulherias e dos museus estarem abertos tudo o resto era pura ilusão e se estava a converter numa noite normal, por isso ala para casa... mas e apanhar taxi?? (sim que metro / comboio/ autocarro = inexistente!!!) Estavam todos ocupados e portanto no total devemos ter andado nesta noite uns 8Kms...

Hoje Domingo tive que me redimir do dia perdido de ontem e portanto levantei-me bem cedinho - 12h - e fui com o Fernando (o mestre!) para o Louvre onde passámos uma boa parte da tarde na ala Denon. Descrições do Louvre ficam para outra altura. Saídos dos museus fui ver a fantástica Place Vândome e a Rue Royal onde para além de ser das zonas mais caras de Paris / Mundo figuram todas as grandes lojas de alta costura e joalharia, passando por Dior, Cartier, Chopard, D&G, Roberto Cavalli e etc... e etc... e etc... Por ser domingo as montras encontravam-se vazias e as lojas fechadas mas voltarei lá de certeza para matar a vista! Após um maginifico lanche no Starbucks e muita sessão cultural (obrigado Fernando!) rumámos para casa onde nos esperavam as camisas para passar a ferro... porque Paris não é só passeio e estes pequenos senãos também existem!

Sem comentários: