segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Hospital: regras e labirintos

O Antoine Béclère é grande que se farta e já me perdi lá dentro algumas vezes.... e isto de mudar de serviço todas as semanas não ajuda nada! Se na semana passada estava no bloco "Jean Dalsace", de apoio à infertilidade, esta semana estou mesmo no edificio central, refugiada pelos blocos operatórios de ginecologia do piso -1.
Vou entrar todos os dias as 8:30 e alternar ainda não sei bem o quê com cirurgias das 8 da manhã (levantar sempre as 6:30!!) até ao 12:30 - 18h, depende dos dias e do que houver para fazer. Não sei porque nos exigem tantas horas se eu pelo menos ainda não fiz nada, só fico a ver!! Será por o meu francês não ser suficiente bom para poder segurar nas pinças?..
Enfim hoje então lá fui para o bloco operatório logo de manhã e isto só em termos de higiene é uma aventura, milhentas regras para cumprir! Lavar bem as mãos, abrir uma prata, tirar uma esponja sem tocar em mais nada, lavar os dedos, lavar os entrededos, escovar as unhas, deitar a esponja fora deixando-a cair mas não atirando (!!!!!!), esfregar as mãos, deixar a água fluir das mãos em direcção ao antebraço mas nunca em contrário, elevar os braços e esperar pingar, não tocar em nada e entrar no bloco!..........
ufa...... e eis senão quando toco em qualquer coisa que nem me apercebi e toca de repetir tudo outra vez até ser perfeito e a esterilidade ser total... entrando definitivamente no bloco: mãos ao ar! não no ar mas ao nivel do peito, sempre na horizontal! pegar num papel com a mão direita e limpar a esquerda que está molhada mas sem esfregar, só amachucar ao de leve, deitar fora com "leveza" e repetir o processo para a direita... vestir o fato do bloco!!! esticar os braços, ser vestida, não tocar em NADA nem sequer na máscara que já ferve com a respiração concentrada em tão pouco espaço, puxar o cinto do fato com a mão esquerda mas cruzá-lo com a direita e dar o nó sabe-se lá com qual e depois mais todo um processo enorme de calçar as luvas e por fim!:...... ficar parada frente ao monitor e ao ginecologista / cirurgião sempre de mãos pousadas sobre a mesa altamente estéril...
e agora o drama lol... como baixar a máscara que quase não me deixa respirar se nem posso tocar nela? já me arranjei desse problema, basta empurrá-la um bocado para baixo com a lingua lol.. mas o calor do bloco (ou seria eu) é insuportável e depressa tive uma quebra de tensão, tendo de sair e dando cabo de todo o meu processo altamente higiénico!
Uma meia hora depois volto a entrar mas só para observar duas outras intervenções, numa das quais se retirou o útero que tinha um fibroma do tamanho de uma bola de golfe!

À tarde tinha aulas as 16h pelo que aproveitei para ir estudar para a biblioteca, embora tenha adormecido rapidamente sobre os livros.... bendita biblioteca, altamente silenciosa e onde os estudantes até podem dormir e andar descalços!

Sem comentários: