sábado, 10 de maio de 2008

E afinal... sabe bem voltar!

Hoje voltei pela última vez a Paris, como estudante Erasmus. As pessoas que conheço e que já passaram por esta experiência (e que portanto já regressaram definitivamente) diziam que o que custava era o inicio, os primeiros meses até ao natal. Mas que quanto mais o final se aproximava menos queriam voltar. Comigo foi diferente. Sempre quis vir e isso nunca esteve em causa; não tinha dúvidas. O inicio não custou. Mas, ao contrário do previsto, cada regresso foi-se tornando mais dificil e indesejado. Talvez por estar desiludida com o estágio ou por achar que já tinha alcançado aquilo a que me tinha proposto, a verdade é que pelo menos das últimas 3 vezes já não fazia questão de vir. Já fazia questão de ficar (em casa). Vim esta última vez sem expectativas e se calhar acima de tudo com receio do mês pré-exames que se avizinha.
Hoje voltei pela última vez a Paris como estudante Erasmus e soube-me bem. Talvez por isso mesmo, por ser a última vez, mas eu acho que não. O sol está radioso, a temperatura perto dos 30ºC, a cidade mais verde do que nunca e as pessoas vestem-se com saias e tops, em vez de calças e camisolas. Há qualquer coisa diferente. Muita coisa mudou em 10 dias, e atrevo-me a dizer que o grande culpado será mesmo o tempo! Pela cité, dezenas para não dizer centenas de pessoas espalham-se pelos relvados a jogar à bola, a ler, a estudar, a dormir ou simplesmente a conversar e a apanhar sol. Ao chegar à residência, um pouco do habitual e pequenos pontos que fizeram toda a diferença. O Pierre que, como sempre, foi casmurro e não me deu um cartão para entrar no quarto. O meu livro do Europe on a Shoestring que chegou para eu me deleitar com projectos de viagens a terras desconhecidas. O agradável que foi reencontrar primeiro o Zé e depois o Pedro, e partilhar com eles um travesseiro de Sintra. A convers(ona) com a Sílvia e a Liliana a entrar-me pela porta do quarto adentro! O encontro por acaso com o Chico e o Sandro em pleno Franprix. O final de tarde deitada sobre as relvas, sem preocupações e sem mp3. O postal da Vanessa que o João me veio trazer ao quarto...
Alguém me disse ontem que este regresso seria mais uma oportunidade. Começo a achar que sim.

5 comentários:

Anónimo disse...

Miúda! Que bom que é ter-te de volta! E havemos de vir muitas mais vezes a Paris passear depois, seguindo o teu guia da Europa. Vamos aproveitar mas é a cidade e as relvas da CitéU! Welcome back, baby!*

Anónimo disse...

tenho apenas a dizer que achei este post de uma grande beleza :)
bem-vinda de volta, vizinha.

Li disse...

Que lindooooooo!!

Andreia disse...

oh pah nao gozem com os meus posts!! XI

Anónimo disse...

Tempo de verão em Paris!
Que inveja!