quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A Faculdade e o Ritmo Alucinante




Hoje comecei finalmente as aulas na Faculdade de Medicina de Paris Sud!

Ao contrário do resto de Paris, que é praticamente plana, a minha faculdade fica no topo de uma colina (tal e qual Campo Santana mas não tão bonito!) e ainda demoro uns 30min a pé para lá chegar, embora também possa apanhar um autocarro praticamente directo. Está inserida no complexo hospitalar de Kremlin – Bicêtre, bastante perto da Cité e a primeira impressão também foi bastante boa.
As aulas decorrem num anfiteatro antigo mas bem equipado em termos de projectores, com cadeiras e mesas corridas de madeira tal como na Faculdade de São João, mas maior. A cantina tem um óptimo aspecto, a comida é muito melhor do que a nossa (ah ah ah!) e até temos uns cadeirões almofadados para nos sentarmos! O café é que enfim, dispensa comentários!... nem os cubos de café servem para alterar o amargo. A biblioteca é espaçosa, luminosa, cheia de livros e documentos em francês e inglês e, acima de tudo, num perfeito silêncio! Aliás, o silêncio deve ser tão estimado aqui que entre o corredor e a entrada na biblioteca há um espaço entre duas paredes corta-fogo, para que uma pessoa se “mentalize e desligue os telemóveis”! A reprografia dispensa-nos as matérias em sebentas oficiais (não se vendem acetatos, há que copiar tudo à mão!) e ainda não sei se terei de comprar livros.
O dia foi longo, com 8 horas teóricas em francês e só com pausa para almoçar mas apesar de tudo nem se deu pelo tempo passar, tal é a curiosidade inicial com o local, os colegas franceses, os próprios erasmus e a língua. O tema andou sobretudo à volta das urgências hospitalares e este pequeno curso acaba supostamente na sexta feira visto nesse dia ao 12h já haver exame!! Parece que se trata de uma cadeira opcional cujos créditos podem ser usados no somatório final caso os das outras cadeiras não cheguem, e como não estou inscrita e já tenho uns 80 ects obrigatórios para cumprir acho que não o vou fazer… De qualquer das formas vai dando para treinar a língua e a escrita. De resto começo o estágio de Ginecologia e Obstetrícia na 2ª feira e não podia estar mais contente, porque sei que me vai manter de cabeça ocupada até ao Natal, o que é importante para matar as saudades….
À saída da faculdade ainda passei no “Géant Casino” (hipermercado, atenção!) mas essas aventuras de “dona de casa cada vez mais desesperada” vou deixar para outro dia em que esteja menos inspirada…
À biêntot!!

Sem comentários: